sexta-feira

Carlos Dunga afirma que só sai da Assembleia se for preso

 
 
 
Ao tomar conhecimento da decisão monocrática do juiz eleitoral Márcio Accioly suspendendo os efeitos de sua diplomação e posse, o novo deputado estadual paraibano Carlos Dunga (PTB) radicalizou e disse que não deixará a Assembleia Legislativa da Paraíba a não ser que seja preso:
 
- Estou cumprindo uma decisão da ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, referendada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que formou a comissão eleitoral para retotalizar os votos. Então, estou cumprindo um ato jurídico perfeito e só saio da Assembleia se for tirado por policias. Já conversei com o presidente Ricardo Marcelo e disse que só saio da Assembléia preso - disse Dunga.
 
O petebista também estranhou o fato da sua diplomação e retotalização dos votos ter sido homologada ontem à noite por todos os membros da corte do TRE, inclusive, pelo próprio juiz que concedeu a liminar, Márcio Aciolly.
 
O deputado disse também que se for preso irá procurar as autoridades do Estado e a bancada federal, os três senadores e os 12 deputados federais, para comunicar a ministra Carmen Lúcia que na Paraíba as decisões do TSE não estão sendo cumpridas.
 
ParlamentoPB

Governador manda BPTRAN devolver motos e fazer campanha de conscientização

O governador Ricardo Coutinho determinou ao Batalhão de Policiamento de Trânsito a devolução de todas as motocicletas que foram apreendidas transportando botijões de gás liquefeito.
A sua orientação é no sentido de que seja dado um prazo para que os profissionais do volante se adaptem às determinações legais.

Outra medida simultânea determinada é a realização de uma campanha de esclarecimento à população.

Na avaliação governamental, a apreensão de forma açodada, sem prévia e intensa orientação, tiraria o emprego ou a fonte de renda para muitas pessoas.

ParaibaOnline

Ex - prefeito de Cuité é diplomado suplente de deputado estadual

Após a recontagem dos votos das eleições estaduais de 2010 que validou os votos do ex-prefeito de Cuité Oswaldo Venâncio Filho (Bado-PSL), na última segunda-feira (11), agora chegou a vez da diplomação.



Na tarde desta sexta-feira (15) Bado Venâncio foi diplomado como 1º suplente de deputado da coligação PSL/PR na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com isso, o deputado Carlos Dunga da coligação PTB/PP assume a vaga que antes era ocupada pelo deputado estadual Genival Mathias (PT do B).


Bado agora é suplente de fato e de direito, agora só resta uma oportunidade para assumir a vaga na Assembleia Legislativa do Estado e trabalhar pelo povo paraibano que o confiou 17.746 votos.


  Com Flávio Fernandes

Esclarecendo boatos, Tárcio mostra como deve funcionar o PPC- Pacto por Cuité

A nota divulgada por Tárcio na noite da quinta-feira (14), em seu perfil no facebook gerou várias interpretações na cabeça de aliados no município, tal fato fez com que Tárcio divulgasse uma nova nota esclarecendo supostos boatos.
Confira:
 
Saudações amigos e amigas; 
Como já havia imaginado, as interpretações da nota postada por mim foram diversas, foi justamente essa a minha intenção, levantar o tema e por o assunto em pauta .
Primeiro, gostaria de deixar claro que a ideia de discutir um pacto de desenvolvimento de Cuité e algo acima do processo de discussão política partidária. Quero deixar claro que tenho as minhas posições políticas e ideológicas e não volto atrás. Em termos de posições políticas água e óleo não se misturam, e isso é fato.

No entanto tem temas que mão é possível fechar os olhos, em pontos cruciais estamos perdendo espaço e iremos perder muito mais.

Como exemplo posso citar o Batalhão de Polícia de Cuité. Estamos na eminência de perde-lo, isso também é fato. E diante disso, não posso me calar. Não vou me calar e vou brigar de todas as formas possíveis e imagináveis.

Essa briga não pode ser só minha, essa é uma briga de todos os cuiteenses independente de cor partidária e posição política. Para o Batalhão ficar em Cuité é necessária a doação de uma área por parte da Prefeitura Municipal. Então meus amigos é isso que chamo de pacto por Cuité, é isso que chamo de política com P maiúsculo. Independente de posição partidária, existem coisas que são maiores que brigas miúdas. 
Outro ponto, consigo levar um distrito industrial para Cuité, mas para isso é necessário uma ampla articulação entre os poderes, é possível levar uma casa da cidadania para Cuité, é possível levar um Hospital Materno Infantil. Muita coisa é possível de ser concretizada, no entanto para tal é necessário costuras que envolvam todos os setores de nosso município. 

Isso que acho que devemos passar a por nossas energias, por isso que e vou deixar picuinhas de lado e brigar por isso, sem deixar de lado minhas posturas e posições políticas, e assim que quero atuar politicamente. 

É isso que chamo de Pacto por Cuité.
Tárcio Pessoa
CuitéAgora

Juiz suspende posse de Carlos Dunga na Assembleia Legislativa


 

Em decisão monocrática, o juiz eleitoral Marcio Accioly decidiu acatar o mandado de segurança com pedido de liminar impetrada pelo advogado de defesa do deputado Genival Matias (PT do B), para suspender a posse do suplente de deputado Carlos Marque Dunga ocorrida na manhã desta sexta-feira (15) na Casa de Epitácio Pessoa até que seja julgado o mérito do Mandado de Segurança.
Conforme o advogado do deputado, Valberto Azevedo, o que está sendo solicitado é que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba atente para as disposições da Resolução nº23218 do Tribunal Superior Eleitoral que disciplina a totalização de votos a qual determina um rito que deve ser obedecido para totalização de votos.

O advogado explicou que o relatório da Comissão Totalizadora que foi disponibilizado no TRE na última segunda-feira (11), deveria ter aguardado o prazo de três dias na Secretaria Judiciária para verificação dos interessados, que se expirou no dia de ontem.

Após esse prazo, a Resolução do TSE exige que sejam dados mais dois dias para a apresentação das reclamações e somente após isso é que Comissão julga as reclamações e se julgar favorável altera o relatório, se for desprovido mantém o relatório que será submetido ao Pleno da Corte Eleitoral para a homologação do resultado.

Com base nas alegações do advogado, o juiz Márcio Accioly decidiu que: "Caso o ato coator já tenha operado seus efeitos, inclusive com a posse do senhor Carlos Marques Dunga no cargo de deputado estadual do Estado da Paraíba, suspendo também os efeitos dessa posse, em face da não observância aos comandos da Resolução TSE nº 23.218, repita-se, até que seja julgado o mérito do presente mandado de segurança ou que a autoridade impetrada, Comissão Totalizadora, restabeleça o prazo para reclamação dos candidatos, partidos ou coligações interessadas, observando-se rigorosamente o rito da Resolução TSE 23.218".

Fonte: ParaíbaOnline (Hacéldama Borba)

Um novo tempo para uma nova Cuité por Tárcio Pessoa

Na noite desta quinta -feira (14), em um gesto de grandeza e de amadurecimento político, Tárcio Pessoa postou em seu perfil no facebook a maior prova que quer um novo tempo para uma nova Cuité, um pacto onde o compromisso seria o desenvolvimento de nossa terra.

Veja o que escreveu Tárcio Pessoa:



Saudações amigos e amigas;

Estava eu envolvido em pensamentos e idéias, algumas sóbrias e exeqüíveis outras apenas devaneios desvairados. Quando me veio uma observação que me fez parar e refletir bastante, tal reflexão me trouxe ao Face para compartilhar com vocês e colher percepções.

Pois bem, acho que deveríamos pensar em quebrar paradigmas e velhos conceitos, acho que é hora de pensar com bastante razão e envolvidos com o amor que temos a nossa terra. 

Acho que é hora de pensarmos em quebrar barreiras e velhas praticas arcaicas e ultrapassadas.

Acho que é hora de pensar grande e por na agenda de ações a possibilidade de construirmos um pacto pelo desenvolvimento do município de Cuité, acho que é chegada a hora de nós despirmos de todo o tipo de ódio e de ressentimento e de deixarmos em segundo plano aquilo que não nos adrega, acho que deveríamos pensar em como aproveitar tudo que temos de bom em Cuité e potencializarmos nossa cidade com nossas forças, aptidões e talentos. Acho que é hora de nos reinventarmos como construtores de um novo tempo.

 Lembro bem que da ultima vez que isso ousou acontecer, Cuité ganhou um Campus Universitário Federal e nossa cidade avançou como jamais havia avançado, lembro bem que por um momento, velhas magoas foram esquecidas, velhos atritos foram superados e vimos algo surpreendente, algo que até então era pura utopia. Vimos o coletivo ganhar como nunca havia ganho. 

Pensando nisso, e viajando pelo mar das esperanças percebo que tudo depende de gestos, ações e atitudes. Tudo depende do querer e do fazer. Tudo depende de quanto se quer e de quantos querem algo. Tudo é energia canalizada em ação.

Sinceramente, se ao invés de brincar de gato e rato canalizarmos nossas energias para coisas positivas, posso garantir que em pouco tempo os benefícios coletivos para o nosso povo seriam sentidos e Cuité logo voltaria a ocupar o seu lugar de liderança no Curimatau paraibano. 

Meus amigos acho que é hora de Cuité receber de seus filhos, independente de cor partidária ou ideológica, aquilo que ela nos deu, é hora de darmos o melhor de nossas capacidades e celebrarmos um pacto pelo desenvolvimento do município. Acho que se passarmos a trabalhar em prol de Cuité, tendo o sentimento de paixão como elemento de ligação de corações e mentes, nossa cidade retomará o seu lugar de Princesa do Curimataú.

Percebam que para isso acontecer é necessário muita maturidade e desprendimento de sentimentos de soberba e orgulho, é necessário pensar grande e ver ao longe, ver o quão bom seria para nossa cidade, ver que o individual passa a ser sobreposto pelo coletivo.

Eu tenho um sonho, o sonho de ver Cuité grande, desenvolvida, justa e solidaria, pode ser apenas um sonho solitário para alguém, pode ser um devaneio utópico para alguns, pode ser um lampejo romântico e inatingível para outros, pode ser uma loucura desvairada para muitos.

Não sei ao certo como isso pode ser percebido, só sei que é sonhando que se constroem as grandes obras, é sonhando alto que se vai as nuvens e se ver sob os auspícios da perspectiva.

Tárcio Pessoa

Cuité Agora

Maranhão lidera corrida ao Senado seguido por Cícero e Rômulo; Ruy vem bem e Santiago aparece em 7º

A pesquisa ouviu dois mil eleitores em 69 cidades do estado divididas em sete regiões.


A pesquisa WSCOM/Consult que está sendo divulgada desde ontem pelo Portal WSCOM  traz a partir de agora os números da disputa para o Senado Federal, onde disputa promete ser acirrada, já que vários nomes gabaritados se apresentam para a única vaga em disputa nas próximas eleições. Os números da pesquisa espontânea mostram que 80% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Quando a pesquisa é estimulada, este número cai para menos de 20%.

Na pesquisa estimulada foram apresentados nomes de nove pretensos candidatos que vêem sendo ventilados na mídia ou por seus partidos. Neste cenário com nove candidatos, o ex-governador José Maranhão (PMDB) lidera o grupo com 16,2% das intenções de voto. Ainda neste cenário, o senador Cícero Lucena (PSDB) aparece em segundo lugar com 10,85%, seguido de perto pelo vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) com 10%.

O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, do PMDB, embora já tenha se lançado para o governo, também foi lembrado para o Senado e aparece em quarto lugar com 8%.

A surpresa da pesquisa ficou por conta da boa aparição do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que aparece logo atrás de Veneziano com 7,4% da preferência do eleitorado. Outro deputado federal, Wellington Roberto (PR) vem em seguida com 6,75%, enquanto o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) se apresenta com 5,85%.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), aparecem em últimos com 2,35% e 2,3%, respectivamente.

Os que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos somam 13,35% e os que ainda não sabem em quem votar são 16,95%.
A pesquisa ouviu dois mil eleitores em 69 cidades do estado divididas em sete regiões. A margem de erro é de 2,3% e a contabilidade é de 95%.
Marcos Wéric
WSCOM Online

quinta-feira

A pesquisa Consult e o porquê da necessidade vital da oposição separar Ricardo e Cássio



 
Agora está estatisticamente explicado porque lideranças da oposição na Paraíba estão sempre recorrendo a Cássio Cunha Lima (PSDB) pra fazer frente ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Sozinhas, não assustam. E, ao lado de Ricardo, o senador tucano consolidaria a formação de uma aliança que ultrapassa a casa dos 60%. O que reforça o desejo urgente da oposição em “separá-los”. Tanto que a simulação da pesquisa sem Cássio no páreo revelará liderança de Ricardo.

É o que comprova a primeira fotografia eleitoral feita pela Consult/Wscom sobre a disputa pelo governador do Estado.

De acordo com os números colhidos em 69 cidades da Paraíba, o quadro atual apresenta a fragilidade das candidaturas de oposição, que juntas não chegam perto tem pouco mais de 16%. Por isso, a necessidade de “gozar no Cássio dos outros”. Lembro-me quando editava o PBAgora, soltamos uma pesquisa sobre a disputa pelo governo em janeiro de 2009, ou seja, ainda mais cedo do que a divulgada hoje. E, naquela época, Ricardo, candidato da oposição, já aparecia com 27% e Maranhão com 26%. Ou seja, com um nível de intenção de votos maior do que os registrados por Veneziano Vital do Rego, Luciano Agra, Aguinaldo Ribeiro, juntos.

A pesquisa comprova ainda aquilo que, empiricamente, já se atestava: o senador tucano vive uma das melhores fase de sua trajetória política. É claro que os números, precoces no tempo, mas fiéis ao sentimento empírico, estimulam ao cassistas mais empolgado a defender voo solo. E, certamente, até deverá envaidecer o próprio senador tucano.

Mas Cássio também faz política com a razão. E ao que parece, somando as questões jurídicas e políticas, a razão ainda aponta para a manutenção da aliança. Pra ele, liderar uma pesquisa pra governador enquanto ele continua dizendo que “não é candidato” serve apenas pra ele atestar aquilo que dissemos já em artigo anterior. Pra 2014, só uma articulação política a ser perseguida: a aliança com Cássio Rodrigues da Cunha Lima. O resto é resto, no campo político, claro.

Porque no campo administrativo o governador Ricardo Coutinho continua revelando que as ações do governo e seu conceito de gestão permanecem como seus maiores cabos eleitorais. A liderança na Grande João Pessoa e na própria capital, onde a eleição de 2012 o impôs uma derrotada, revelam que sua majestade ainda está em exercício. 

Está certo ainda que ninguém cometerá aqui, neste blog, ou em qualquer lugar, o disparate de dizer que os 37% dados a Cássio devem ser somados rigorosamente aos 27% dados a Ricardo Coutinho. Será preciso saber quanto desses 37% dos eleitores de Cássio votarão com a oposição na hora em que o tucano disser que vai de Ricardo Coutinho. É possível que a oposição cresça um pouco neste momento. Porque, por ora, está totalmente esvaziada, seja por causa do ritmo de trabalho administrativo e de adesões políticas que o governador Ricardo Coutinho está adotando, seja pela “criação” da candidatura do tucano.

Não deve demorar muito pra oposição perceber que é melhor deixar de alimentar a eventual candidatura de Cássio. Ela só faz colocar pra baixo aqueles que querem fazer frente ao governador em 2014. 
 
 
 
Curtas da pesquisa
 
Buliçoso, o jornalista Clilson Júnior furou em seu Twitter os números da pesquisa Consult. Vejamos os principais mais supreendentes e as respectivas análises:
 
1 – Ricardo Coutinho chega a 47% num confronto direto com Veneziano Vital do Rego, o que sinaliza a sentença: por ora, na oposição, não há adversário pro governador;

2 – Num embate direto , Veneziano perde pra Ricardo em Campina Grande, o que mostra a força da colagem “Cássio/Ricardo”, o nível de queimação do ex-prefeito em sua cidade e, principalmente, a dificuldade que ele terá pra sustentar uma candidatura sem poder dizer que é rei na sua terra;

3- Luciano Agra tem a menor rejeição, dado que o coloca como melhor nome da oposição, especialmente porque Veneziano, de acordo com a pesquisa, já não poderia dizer: “Campina sou eu!”.

4- Ricardo é o mais votado em João Pessoa, ganhando, inclusive, pra Cássio, o que revela que a capital ainda aprova o estilo do “Mago” governar.

5- O PT, como diria Maranhão, está fora do processo...

Luís Tôrres

Governo do Estado cria Conselho Estadual das Cidades




O governador Ricardo Coutinho assinou, na manhã desta quinta-feira (14), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, o decreto que cria o Conselho Estadual das Cidades do Estado da Paraíba (Concidades), que servirá como base para a 5ª Conferência Estadual das Cidades no mês de agosto. O decreto n° 33.768 dispõe sobre a composição do conselho, que terá 61 membros, estruturação e competências dentro do que estabelece o Estatuto das Cidades.

O Concidades/PB vai promover a cooperação entre os Governos Federal, Estadual, municipal e a sociedade civil na formulação e execução da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano. “Estamos democratizando o Estado para planejar os municípios diante de uma necessidade antiga de romper com a falta de espaços permanentes de discussão de políticas públicas que possibilitem o crescimento sustentável das cidades”, afirmou Ricardo Coutinho.

De acordo com o governador, o conselho é fundamental para o desenvolvimento ordenado das grandes, médias e, principalmente, das 137 cidades com menos de 10 mil habitantes no Estado. Ricardo lembrou que muitos gestores trabalhavam pensando em eleições. “Nosso foco é desenvolver o Estado pensando em gerações futuras”, observou, adiantando que “historicamente os municípios cresceram sem ordenamento de mobilidade urbana, transporte, tratamento do lixo e este conselho com membros da sociedade civil, órgãos da União, dos Estados e dos municípios tem um papel determinante para discussão da melhor forma de aplicar os recursos e mudar essa realidade”.

Em seu pronunciamento, a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, disse que a Paraíba dá um grande passo ao reunir a sociedade civil organizada na discussão, planejamento das cidades em setores como mobilidade urbana, saneamento, meio ambiente, gestão do solo urbano.   “O Concidades possibilitará não apenas um controle social, mas uma postura propositiva na formulação das políticas públicas”, completou.
O prefeito de Picuí, Acácio Araújo Dantas, disse que a partir deste conselho será possível ter uma cidade planejada de forma participativa e que o grande desafio será resolver problemas que já estão instalados, como a falta de infraestrutura e de aterros sanitários. Ele explicou que o município de Picuí já publicou o edital da sua conferência e a participação da sociedade civil organizada é fundamental para a construção de uma cidade melhor.

O presidente da Federação Paraibana dos Movimentos Comunitários, Fernando Jordão, acredita que com a efetivação do conselho, que vinha sendo esperada desde 2005, as discussões que hoje são resumidas aos governos e prefeituras passem a ser compartilhadas pela sociedade civil organizada.  Yuri Almeida, membro do Conselho Nacional das Cidades, destacou que este é um momento importante em que governos e movimentos sociais começam a construir uma pauta focada na reforma urbanas dos municípios.

Além do governador Ricardo Coutinho, a mesa de honra da solenidade de criação do Conselho Estadual das Cidades contou com as presenças da primeira dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, da deputada Iraê Lucena, da presidente da Cehap, Emília Correia Lima, e dos representantes da sociedade civil organizada, Yuri Almeida e Fernando Jordão, dos prefeitos e dos representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica.

Secom

SENAR-PB tem novo superintendente


Sérgio Ricardo Gouveia Martins é o novo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PB). O assessor jurídico da instituição foi escolhido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Mário Borba. A passagem do cargo pelo ex-superintendente, Almiro de Sá Ferreira, aconteceu na manhã do dia 05/03.

O novo superintende é formado em História e Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com Pós-graduação em Direito do Trabalho pela Escola de Superior da Magistratura do Trabalho (ESMAT-13) e em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Desde o ano de 2003 coordena o Departamento de Arrecadação e em 2010 assumiu a Coordenadoria Jurídica com o cargo de Assessor Jurídico do SENAR-PB. 

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do SENAR-PB, Mário Borba, a escolha de Sérgio para o cargo foi feita com base em sua atuação junto à equipe do SENAR/PB, os mobilizadores, instrutores e pela atuação marcante na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do SENAR Nacional, elogiado por todos que fazem este sistema. “O Sérgio está com a gente há 10 anos, possui um grande conhecimento sobre o setor e atuação do SENAR, além de ser admirado e respeitado pelos colegas. Acreditamos que, sob sua liderança, o SENAR-PB continuará no mesmo caminho, trabalhando para que os produtores rurais da Paraíba continuem crescendo”, afirmou Mário.

Sobre seus próximos passos à frente da instituição, o novo superintendente afirma que pretende dar continuidade aos projetos e ações que vêm sendo desenvolvidos pelo SENAR nos últimos anos. Entre as metas estão aumentar o número de atendimentos por meio de treinamentos e cursos; estreitar e ampliar as parcerias com as entidades do setor agropecuário, sempre com o objetivo de implantação de projetos voltados ao produtor rural; promover o acesso às mais avançadas formas de tecnologias ao setor; desenvolver e valorizar o capital humano do SENAR-PB e incentivar o desenvolvimento das cadeias produtivas de maior potencial do estado.  

Para Sérgio, o grande desafio do setor agropecuário do estado, hoje, é criar mecanismos de convivência com a seca, que garantam a sustentabilidade e continuidade da produção mesmo durante longos períodos de estiagem. “Precisamos mudar os paradigmas que travam nossa agropecuária, promover o acesso a novas tecnologias de convivência com a seca e buscar a dignidade e devido respeito ao produtor rural. Eles precisam ter consciência de que é possível produzir no semiárido, e estar preparado para momentos como este”, afirmou o novo superintendente.

Assessoria

quarta-feira

Vereador Vicente Filho apresenta requerimento solicitando maior fiscalização com o trânsito de motocicletas dentro da feira livre de Cuité





Na Sessão da última segunda-feira (11) o Vereador Vicente Filho (Democratas) apresentou um requerimento à prefeita de Cuité pedindo providências com relação a uma maior fiscalização da feira livre de Cuité. Algumas pessoas acabam conduzindo motocicletas no pátio da feira proporcionando um grave perigo aos que circulam, quero com essa medida prevenir algum tipo de acidente, já diz o ditado é melhor prevenir do que remediar; ressaltou o vereador.


Na mesma Sessão o Vereador Vicente Filho pediu providências com relação aos animais no Mercado Público. Há um incômodo muito grande por parte dos comerciantes com a presença desses animais dentro do mercado, solicitamos providências do setor competente da Prefeitura Municipal por se tratar de saúde pública, já está na hora de se pensar em um Centro de Zoonoses para nosso município, finalizou. 

Ascom

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo papa da Igreja Católica


O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio (centro) foi eleito nesta 4ª (13) o novo papa da Igreja Católica



A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.

O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º.

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.
 
O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
Em seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, Francisco 1º agredeceu ao acolhimento da comunidade de Roma e, também lembrou do papa emérito Bento 16, seu antecessor.


Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

Foi ordenado sacerdote em 13 de setembro de 1969. O jesuíta foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires pelo papa João Paulo 2º em 20 de maio de 1992. No mesmo ano, ele foi confirmado como bispo titular da capital argentina em 27 de junho.

A nomeação como arcebispo também foi feita por João Paulo 2º em 3 de junho de 1997. Chegou ao posto de cardeal pelas mãos do mesmo papa em 21 de fevereiro de 2001.

Ele bateu outros cardeais considerados favoritos, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.

 Fonte: Uol
 Vincenzo Pinto/AFP Photo

terça-feira

O fim do golpe da TelexFree por Luís Nassif


Luís Nassif
Luís Nassif
economia@hojeemdia.com.br






   Leia a matéria completa clicando Aqui

Homem não identificado foi encontrado agonizando na BR 104 entre Cuité e Nova Floresta


Por volta das 22h00 desta segunda-feira (11) um corpo não identificado foi encontrado no meio da BR 104 entre as cidades de Nova Floresta e Cuité, próximo ao Motel Salvador. De acordo com informações da Polícia Militar, o homem foi visto poucos minutos antes caminhando pelo acostamento com sintomas de embriaguez.

Local onde o homem foi encontrado - Foto: Flávio Fernandes
Ainda de acordo com a polícia, quando a viatura chegou ao local o homem ainda estava agonizando, porém, veio a óbito alguns minutos depois, antes da chegada do SAMU. O mesmo pode ter sido vítima de atropelamento.

Após o óbito ser constatado, o corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (GEMOL) de Campina Grande.

Flávio Fernandes

Alimentos arrecadados pelo Bloco Cuité 40 Graus são entregues a famílias do município






Os alimentos arrecadados pelo Bloco Cuité 40 Graus durante o carnaval 2013 foram distribuídos com diversas famílias carentes da zona urbana e rural do município, ao todo serão mais de 1.500 kgs de alimentos distribuídos com as famílias carentes de Cuité. O trabalho de distribuição foi desenvolvido em parceria com com a ONG Sonho de Criança.


A Vereadora Rafaela (PSD) também apoiou o projeto do Bloco Cuité 40 Graus e participou ativamente da entrega dos alimentos ao lado de voluntários da ONG, acompanhando de perto a realidade, as necessidades e os efeitos causados pela seca. 

Rafaela parabenizou a ação do Bloco Cuité 40 Graus e demonstrou a satisfação em poder contribuir com essa causa.

Aeliton Oliveira

Corrente de Luiz Couto cogita Pollyanna Dutra ou Marenilson Batista para presidir o PT




Petistas de Guarabira, Alagoinha, Mulungu, Cuitegi e Gurinhém ligados ao deputado federal Luiz Couto se reuniram no domingo (10) para tratar do PED – Processo de Eleição Direta -, que este ano escolherá os dirigentes dos diretórios nacional, estadual e municipal, e do pleito de 2014.
O encontro aconteceu na sede da Associação de Educação Popular e Promoção da Vida (AEP-PROVIDA), em Alagoinha. A acolhida ficou por conta da vereadora da cidade, Maria de Jesus, e de sua equipe. Professor José Pereira, presidente do Sindicato dos Servidores em Educação do Município sede; advogado Noaldo Meireles, que atua na defesa dos trabalhadores em geral; e o radialista Moreira Silva, conhecido pela luta em prol das rádios comunitárias, estão entre os que compareceram.
Os participantes foram unânimes em afirmar que a direção estadual, representada pelo atual presidente Rodrigo Soares, abandonou o interior. “Tudo tem se concentrado na capital. Por esse motivo, precisamos fortalecer a região como o único meio de termos representação na direção estadual”, enfatizaram.
Os militantes também se queixaram da falta de ética que, segundo eles, tem atingido diretamente o partido na Paraíba. A prática de membros da direção estadual, que só encaminham aquilo que lhe interessa; a não apuração de denúncia contra um parlamentar petista, a exemplo do que ocorreu em Sousa, onde o denunciante – presidente da legenda – foi quem acabou punido; e a tentativa de destruição política do deputado federal Luiz Couto foram alguns dos exemplos citados.
Depois de destacar que o evento reforça a Mensagem ao Partido, agrupamento liderado na Paraíba pelo deputado Luiz Couto, a vereadora Maria de Jesus informou que nesse primeiro encontro “firmamos que devemos ter candidatura a presidente nos municípios, e caso a Mensagem decida por lançar candidato em nível de estado, que o indicado seja do interior”.
A prefeita Pollyanna Dutra (Pombal) e o secretário estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista, cuja base é na cidade de Remígio, tiveram os nomes citados como opções para a presidência do PT na Paraíba.
 com Blog do Célio Alves

Prefeita Euda Fabiana faz adesão ao " Nós Podemos Paraíba"


A Prefeita Euda Fabiana, participou na última quinta-feira, dia 07, da solenidade  onde o MPPB e TCE assinaram o memorando com as Organizações das Nações Unidas - ONU.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) passarão a contribuir para o cumprimento dos Oito Objetivos do Milênio (ODM) e fazer parte do movimento Nós Podemos Paraíba.

Na referida solenidade a Prefeita Euda Fabiana juntamente com mais quatro prefeitos, assinaram o Termo de Adesão ao Movimento “Nós Podemos Paraíba”

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade é um movimento de voluntários APARTIDÁRIO, ECUMÊNICO e PLURAL da nação brasileira que visa ao alcance dos ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil.

Foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil.

Ascom / Cuité

segunda-feira

Padre Luciano Guedes emite nota de pesar pela morte de Jacira Bezerra

 Nota de Pesar
Quero manifestar em nome da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, nosso sincero sentimento e pesar pelo falecimento de Jacira.
Jacira é uma amiga do povo de Cuité, presente nos muitos acontecimentos públicos, culturais e religiosos desta cidade.
Nossa festa da Padroeira sempre teve o seu apoio, efetivo e afetivo, bem como de toda equipe do Boticário, motivada por ela. Muito obrigado Jacira pelo bem que você fez a nossa comunidade.

Ofereço em nome do povo católico desta terra, as orações pelo descanso de sua alma. O Deus vivo e cheio de misericórdia te acolha na festa da eternidade!

Muito obrigado.

                                    Pe. Luciano Guedes
Paróco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês - Cuité - Sossego /PB

Empresária Jacira Bezerra Proprietária de lojas " O Boticário" em Cuité e Acari morre nesta segunda-feira



A cidades de Acari e Cuité estão de luto pelo falecimento da Empresária Acariense Jacira Bezerra, proprietária de duas lojas franqueadas da empresa "O Boticário", sendo uma em Cuité estado da Paraíba e a outra em Acari no Rio grande do Norte.


Segundo informações, Jacira começou a sentir-se mal por volta das 14 horas desta segunda feira, indo imediatamente ao Hospital Regional de nossa cidade. Ao chegar no local, a mesma foi encaminhada ao Hospital de Currais Novos onde o médico de plantão percebendo a gravidade a encaminhou para Natal.

Ao passar por Santa-Cruz, Jacira faleceu. Seu corpo está agora em Natal onde o laudo com a causa de sua morte será confirmada por um médico. Ao que tudo indica, Jacira faleceu de Enfarto.

Os cuiteenses perdem uma empresária que sempre acreditou no potencial de nossa cidade, sempre colaborando com todos os eventos da região. Nossa solidariedade ao familiares, e um desejo de muita paz e serenidade neste momento tão difícil.

Com Blog do Zé Cavalcanti

Fumaças das votações do Conclave sairão às 8h e às 15h

 
Cardeais se transferem para o Vaticano, às 3h (7h em Roma), do dia 12 de março.


Os 115 cardeais eleitores se transferirão para o Domus Santa Marta (local que hospeda os cardeais durante o Conclave), às 3h (7h em Roma) da próxima terça-feira, 12. A informação foi divulgada, oficialmente, pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, na manhã deste sábado, 9. Além disso, está prevista para as 8h e as 15h (horário brasileiro, às 12h e 19h em Roma) – com a possibilidade de variação de uma hora a menos caso as votações sejam concluídas antecipadamente – a produção da famosa fumaça que sai da chaminé, localizada no teto da Capela Sistina, após a conclusão de cada votação do Conclave.


Cardeais se transferem para o Vaticano na manhã do dia 12 de março



No primeiro dia de Conclave, 12, os cardeais seguirão a seguinte programação:

Às 6h (10h em Roma), é celebrada a Missa Pro Eligendo Pontifice, a qual abre oficialmente os trabalhos do Conclave.

Às 11h45 (15h45 em Roma), os cardeais saem do Domus Santa Marta e se dirigem ao Palácio Apostólico.

Às 12h30 (16h30 em Roma), os cardeais fazem a procissão da Capela Paulina, localizada no Palácio Apostólico até a Capela Sistina.
Às 12h45 (16h45 em Roma), acontece o juramento e, logo em seguida, o Extra Omnes, por meio do qual é dada a ordem para que somente os cardeais eleitores permaneçam no local.

Logo em seguida, será realizada uma reflexão presidida pelo Cardeal Prospech Grech e, depois, a primeira votação.

Mirticeli Medeiros Enviada especial a Roma
Canção Nova